sábado, 18 de janeiro de 2014

O fim das Antenas Sabiá

As antenas Sabiá não são mais fabricadas, e em São Paulo, quem as tem em estoque, agora as vende por R$ 2.200,00 e os pedidos de todo Brasil não param. José de Abreu Filho, dono da Comercial Futura, conta que entre 15 de dezembro e 15 de janeiro já vendeu 74 antenas Sabiá para PX e 26 para VHF. E os pedidos continuam aquecidos. Sabiá agora é raridade! Quem tem não vende e cuida muito para que não acabe!

Informou PU1-KLE – Charles.




























41 comentários:

  1. Boa Tarde!,de onde o senhor obteve essa informação,visto que somente existe "seu comentário com o fim das Antenas Sábia em TODA A WEB". Solicito mais detalhes,pois suas informações são muitos superficiais e não informam detalhes concretos do fim da fabricação da antena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite Salles! Quer dizer que o meu Blog deu um "furo de reportagem"?! Muito bom! As informações não são "superficiais" coisa nenhuma, e se baseiam no relato de inúmeros radioamadores do Rio de Janeiro e de um, da terceira região. O Roberto, dono da fabrica, simplesmente "sumiu"! Tirou o site do ar, não atendia telefone e nem respondia aos e-mails. Isso todos sabem! Eu também mandei vários e-mails para ele e fiquei sem respostas. Na semana passada recebi um e-mail me dizendo que o Roberto voltou a fabricar as antenas, mas eu não dediquei tempo em verificar esta informação. Entre em contato com ele e confirme se ele parou ou não parou, e também, pergunte a ele, o porque do sumiço, tanto das antenas, do site fora do ar, bem como das respostas dele aos e-mails. Depois disso, poste alguma informação que não seja tão superficial como as minhas.

      Excluir
    2. O "furo de reportagem" do seu blog é superficial,estou enviando cópia do email respondido pelo Roberto(dono da fábrica de antenas Sábia),e a propósito estou comprando uma antena do site que você diz estar "fora do ar".Peço a você antes de colocar qualquer "especulação" de fatos ditos por terceiros,procure pesquisar a informação,valeu,73

      antenasabia@antenasabia.com.br
      16:51 (Há 2 horas)

      para mim

      antenasabia@antenasabia.com.br
      para: Edevarde Maciel Salles Junior
      data: 14 de maio de 2014 16:51
      assunto: Re: compra de antena px
      enviado por: antenasabia.com.br
      assinado por: antenasabia.com.br
      : Importante principalmente por causa das palavras na mensagem.

      Ola, o frete fica R$48,00, será enviado o link de pagto do pagseguro, ok.



      Envie nome cpf endereço completos.



      Roberto, Antenas Sabiá.


      Em 13/05/2014, Edevarde Maciel Salles Junior
      escreveu:
      > assunto = compra de antena px
      > ------------------------------------
      > nome = Edevarde Maciel Salles Junior
      > ------------------------------------
      > email = edevardemacielsallesjr@gmail.com
      > ------------------------------------
      > mensagem = Quero comprar uma antena e pagar em 12x,como faço para receber no cep:20.231-012 bairro centro rio de janeiro?

      Excluir
  2. Edevarde fico contente que o Roberto tenha voltado a fabricar as antenas. Fico contente também que você tenha conseguido comprar a sua antena. Vou divulgar aqui no Blog que o Roberto está de volta! Muito obrigado a você pelas informações, que serão mantidas aqui. Um abração e sucesso!! Charles.

    ResponderExcluir
  3. Valeu!,desculpe qualquer comentário "grosseiro" de minha parte,não estou aqui para arrumar confusão.Eu queria era informar a todos aqueles que querem essa antena,que a mesma ainda se encontra no mercado e procurar ajudar de uma forma ou de outra.73 de PU1TNS Queimados Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  4. As antenas Sabiá Master 5/8 para 10 e 11 metros eram realmente bonitas e até poderiam ter um bom rendimento, agora dizer que elas tem um ganho de 9db é brincadeira, isto é ganho de antena direcional!! Qualquer antena de 5/8 de onda tem um ganho máximo de 3db. Nem se esta antena fosse de 3x5/8, o que é praticamente impossível pois teria quase 20 metros de antura, ela não teria 9db de ganho. A Sabiá ganhou fama pregando uma mentira!! Olhe o catálogo das antenas de 5/8 da Sírio Antennas e comprove!! A antena da Steelbras, muito bem fabricada, afirma ter 3,5db.

    ResponderExcluir
  5. A Stellbras tb faz e com melhor qualidade, APO163. Não precisa ficar comprando desta oficina de fundo de quintal. 73

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está enganado, só as Sabia tem uma sintonia perfeita ! Creio que as Stellbras, sejam muito boa sim, mas sem comparação !

      Excluir
    2. Você está enganado, só as Sabia tem uma sintonia perfeita ! Creio que as Stellbras, sejam muito boa sim, mas sem comparação !

      Excluir
    3. O projeto das duas são idênticos. Até a sirius com new tornado , é igual

      Excluir
  6. Até hoje não conseguimos "estabilizar" a estacionária dessa tal SABIÁ, apesar do preço extremamente competitivo, nas ultimas da série antes da parada, compramos para nossa região 3 antenas, uma para cada radioamador de nosso grupo, e todas estavam com os radiais frouxos, pois os aluminios fornecidos para encaixe, tinham diametro maior, tivemos que colocar calços nos encaixes da antena, com os ventos, esses radiais balançavam bastante, gerando estalos e ruidos, além de uma ROE dificil de controlar. No quesito 9DB de ganho, também discordamos e perguntamos qual antena (isotrópica?) o fabricante baseou-se para essa afirmativa? Finalizando, penso ser muito "generosa" a informação postada neste blog quanto ao valor especulativo de R$2.200,00 por um projeto desse que merece sofrer alguns "recalls". Neste preço temos antenas direcionais espetaculares como a do Seu Pedro, veja o teste feito pelo Neto, conhecido como DJ Caverna no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=W49d6tZQfsc
    73 de PY8AB - Guimaraes.

    ResponderExcluir
  7. Amigos, fiquem a vontade para debater o tema. Eu realmente sei que a antena não é mais fabricada. Quanto as ultimas, realmente a qualidade foi muito inferior. O Roberto (fabricante) me disse ao telefone que estava tendo muita dificuldade em encontrar alumínio de qualidade e por isso, estava pensando em parar de fabricar e, isso, já faz vários anos. Depois que me disse isso, ou pouco depois, o Roberto tirou o site do ar, cancelou a linha telefônica, e não respondeu mais e-mail. Ou seja, acabou com a fabricação. Isso é o que sei e só isso. tenho uma Sabía, das primeiras fabricadas, até hoje instalada aqui, e está com o cabo grosso (RG213) ligada ao meu rádio de HF IC-7200, rádio que está totalmente aberto, na frequencia e na potência. Uso a Sabiá para 10, 11 e 12 metros. Com um acoplador ATU3, eu a uso maravilhosamente bem em 40 metros, e um amigo, que mora em Copacabana, Rio de Janeiro, fez alterações nela, na Sabiá, e opera com acoplador em 80 metros. Bom, é isso. 73 para todos e comentem a vontade, independente que concordarem ou não como o que eu digo e sejam sempre bem vindos! Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pela dica Charles! Testei e comprovei. Apesar de tua sugestão ter sido dita já faz tempo, ainda me foi útil hoje, em 2016, ao adquirir uma antena Sabiá usada. Maravilhosa para 10,11,12 e nos 40 metros com acoplador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico contente meu amigo Eli R. Moraes. Você vai ser muito feliz com sua Sabiá! Ela é fantástica e não existe nenhuma outra que chegue aos pés dela, apesar da turma dizer que não. Você pode fazer algumas experiências com ela, movendo o gama, que é a peça de alumínio, que vai aparafusada na bobina dourada da antena, e acompanhar através de um medidos de estacionária, como ela se comporta. Pode também "abrir e fechar" essa bobina, e assim, alterar entre outras coisas a largura de faixa. Mas se já está boa assim, se está feliz com ela assim, não mexa! Um abração para você, muitos DX e saúde. O Blog tá bem devagar, mas em breve, mais um mês, voltarei a postar coisas legais por aqui. 73 e vez que outra passe por aqui. Sucesso amigo!

      Excluir
  9. EU TENHO UMA MASTER SABIÁ, E JA FAZ UNS 10 ANOS, E NUNCA DIVE PROBLEMAS DE ESTACIONARIA, POIS ELA JA VINHA NA ESTACIONARIA CORRETA, ERA SÓ APERTAR OS PARAFUSOS COM UMA CHAVE DE FENDA, E TER O CABO NA MEDIDA CORRETA.

    ResponderExcluir
  10. A antena Sabiá é sem dúvidas uma das melhores antenas fabricada no Brasil.
    Joao Carlos.
    htt://qsldobrasil.blogsot.com

    ResponderExcluir
  11. A antena sabiá pode ser boa mas dizer que tem 9dBi é brincadeira. Antenas 5/8 de onda não atingem este ganho. As melhores antenas 5/8 do mundo tem no máximo 5,15dBi. Consulte a página da Sirio ou da brasileira Steelbras e comprovem. Este ganho prometido pela Sabiá é ganho de antena direcional.

    ResponderExcluir
  12. Só quem conhece a mesma, principalmente na prática, sabe oque esta antena pode realizar ! Não existe paralelos ou similares mundo afora !

    ResponderExcluir
  13. Alguém sabe quem tem uma pra venda? Ou sabem o telefone ou e-mail do fabricante? Pois já venho alguns anos querendo comprar uma MASTER SABIÁ.

    ResponderExcluir
  14. Adquiri 2 dessas antenas,uma em uso,outra de reserva(ainda na Caixa original).tbm utilizo o RG 213
    Nao as vendo.
    Única q resistiu a ventos aqui do sul.
    Atende minhas necessidades nos 10/11mts.
    Estamos em 2018 e nunca fiz manutenção na antena instalada em 2012.
    Hoje,descobri não ser mais fabricada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço uma pessoa na Paraíba ainda fábrica ela ótima industrial Beto nome dele

      Excluir
  15. Tive uma sabia estacionária 1/1 em 10 e 11 metros com cabo rg253 cai na bobeira de vender. Gostaria de saber se alguém tem as bitolas da bobina, pois não as anotei.

    ResponderExcluir
  16. Tenho uma dessa adquiri usada em bom estado e mandei usinar uma base maciça para melhor fixaçao dos radiais. Preciso de alguém para instalar pois tenho problemas de saude e sozinho nao consigo. Pago o serviço. 9 57017188 sao paulo/suzano. Edison.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Edilson...vc já conseguiu instalar a antena? Se nao, entra em contato comigo kill.resume33@gmail.com que vou tentar te ajudar...forte 73

      Excluir
  17. Tenho uma dessa adquiri usada em bom estado e mandei usinar uma base maciça para melhor fixaçao dos radiais. Preciso de alguém para instalar pois tenho problemas de saude e sozinho nao consigo. Pago o serviço. 9 57017188 sao paulo/suzano. Edison.

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde alguel sabe informar como regular a o Roe da estacionária da antena Master sábia? Pois a minha está dando 3,1 de Roe em 10 e 11 metros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite...vc deixa ela com 6,40 ou 6,45 metros..e veja se o roe abaixa, se não abaixar na bobina dela, vc solta o parafuso de cima e sobe ou desce ela,tipo encolhendo manja? Mas tem que ser de 0,5 em 0,5 cm pra vc ver onde a esrafionafica melhor...

      Excluir
  19. Bom dia senhores.
    Alguém saberia me informa o valor de uma antena sabiá para px? Tenho uma aqui parada e quero vendê -la. Se alguém tiver interesse pode me contatar (13)99716-0998.

    ResponderExcluir
  20. Bom dia ouvi dizer que uma pessoa chamada Gilberto esta fazendo a sábia master ainda mais eeforçada!! Alguém sabe me dizer se esta informação confere??? Abraço 73 do RS

    ResponderExcluir
  21. Sim meu amigo,o Gilberto Modolo, Fabricante da Master de Campinas sp está fazendo a antena com outro tipo de bobina,e tem de 6/10 e 12 elementos!

    ResponderExcluir
  22. Bom dia algum amigo teria o contato do Gilberto para tentar de comprar uma antena para um colega.
    psergio72@gmail.com
    18991159635

    ResponderExcluir
  23. Comprei a genérica Steebras muito cara um kit 15 metros cabo 2 conectores pequeno R$100,00 frete jadlog R$98,00 mercado pago R$95,00 antena R$400,00 total R$700,00. Coloque deu toe com o vento alterou o toe vou colocar com 6,40 tinha colocado com 6,00m. Sem mais 73/51 pu1mdb px1i3768 São Gonçalo a 45 km do Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  24. Joane, boa noite! A Relação de Onda Estacionária (R.O.E.) a partir de dois metros de altura da antena com o solo ou com o telhado, não se altera com a altura da antena. Isso quer dizer que, de nada adianta você subir ou abaixar a altura da sua antena buscando resolver o problema da R.O.E. alta. porque não não adiantar nada. O que você precisa verificar com MUITA ATENÇÃO é a ligação (solda do elemento central do conector, se está bem feita ou se está solta, e além disso, se a malha do cabo está bem presa no conector, pois mau contatos , ou falta de contato ocasionam uma R.O.E. Alta.Além disso, e tenho certeza que seja este o seu problema, existe a necessidade de ajustar o comprimento da antena, colocando os seus elementos na sequencia correta e estes serem bem aparafusados. Cuidado porque uma antena feita de alumínio, espana os parafusos com muita facilidade, o que faz com você pense que estão apertados e não estão, e basta girá-los um pouco mais com a chave de fenda, para perceber que vão girar ao invés de apertar. Isto mostra que a rosca da antena foi gasta devido a um aperto muito grande. Então, procure por parafusos ou roscas espanadas na parte vertical da antena e caso encontre algum, tente resolver, por exemplo, usando um parafuso um pouco mais grosso do que o original. Uma outra coisa, e o manual da antena com toda certeza explica, é a necessidade da regulagem do gama match de acordo com a frequência média que você vai transmitir na maioria das vezes. Toda antena tem uma faixa de frequência de operação, e com isso, você terá uma R.O.E. alta, ou muito alta, se operar fora desta faixa, e é para isso que existe o gama match. Para fazer essa regulagem. Sugiro que, caso não consiga sozinha resolver este seu problema, que peça ajuda à algum colega radioamador ou operador da faixa do cidadão (PX), ou então, que ligue para a fábrica, opção que não acredito que de certo porque devem estar fechados devido a pandemia, mas mesmo assim, tente telefonar e caso te atendam, conte o seu problema e peça ajuda. É Isso. Charles PU1KLE.

    ResponderExcluir
  25. Boa noite amigo, minha sabia 5/8 e 6 elementos não resistiu a uma ventania e despencou partindo todos os radiais ... consegui recuperar o iradiante e a bobina mas não consigo ter a medida exata dos radiais ... consegue me precisar o tamanho deles ?

    ResponderExcluir
  26. Eu tenho uma pra vender.
    Antena Sabiá
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1603378726-antena-sabia-px-11-metros-10-metros-_JM

    ResponderExcluir
  27. Boa noite !
    Sou de minas gerais, iniciante no radioamadorismo e á espera da chegada do meu indicativo . Comprei um rádio de 40 canais AM/SB/SSB , potência de 4watts em
    AM e uma antena vertical w807 com irradiante de +/- 6mts e 4 radiais de +/- 1mt cada que será conectada ao rádio por um cabo RG58 / 50ohms de 20mts (distância da antena até o rádio).
    Gostaria de perguntar , confiando na experiência e conhecimento dos senhores, se a instalação desta antena que farei na laje de meu prédio no topo de um mastro de aço galvanizado de 4mts, está de acordo com um mínimo razoável para o bom funcionamento do conjunto.
    obrigado e 73 a todos

    ResponderExcluir
  28. Boa noite, são muitos antenas eu não conheço a antena mais deve ser boa. Está razoável a instalação deve dar um bom rendimento. Consiga um Radio com mais canais só 40 canais é mais complicado pra fazer um dx.

    ResponderExcluir
  29. A antena sabia master eu tenho uma desde 1998 hoje ela está com o roe alto em torno de 2.1 em decorrência do cabo que não está na medida certa mas quando eu a comprei e montei ela trabalhava com o roe na medida de 1.1 e o ganho de recepção e a transmissão sempre foi muito bom nunca soltou nenhum elemento nem ficou folgado aguentou muitos ventos fortes chegando a entortar o cano que a sustentava e ela continua reta fiz algumas revisões ao lo Go dos anos troquei parafusos e poli a antena Artur de Parelheiros São Paulo px2k2239

    ResponderExcluir
  30. Boa noite alguém tem a medida do irradiante da master sabia pois estou com 6.72 MT roe está com 1.5

    ResponderExcluir

O seu comentário é importante e pode fazer toda a diferença.