quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Techna - Eu fui vítima de uma desonestidade.

Prezados amigos, como deve ser do conhecimento da grande maioria de vocês eu estou construindo uma nova residência. Recentemente instalei um telefone no barracão de obras para facilitar os contatos.  Como o terreno é muito grande, por indicação de um conhecido que tem uma loja de utilidades eletrônicas e afins, comprei uma campainha externa luminosa e sonora da marca Techna, modelo CTI-002.

Essa campainha, quando o telefone toca, acende uma lâmpada e emite o som bem mais alto e agudo do que o som do aparelho de telefone, facilitando assim, ser ouvida a uma maior distância. 


Tudo funcionou muito bem até que um raio atingiu a rede telefônica, fazendo com que a referida campainha parasse de funcionar. 

Como tenho plenos conhecimentos em eletrônica, adquiridos em quase 40 anos de atividade profissonal, resolvi abrir a caixa da campainha para testar e diagnosticar o defeito, descobrindo através de testes os componentes que foram danificados, e posteriormente substituí-los. 

Para minha infeliz surpresa, constatei que todos os semicondutores tiveram as suas identificações lixadas (apagadas com lixa), para desta forma, impedir ou dificultar que o circuito fosse copiado, ou mesmo, consertado. Uma tamanha safadeza, praticada por uma empresa que em seu site diz prezar pela transparência e ética perante seus clientes.
Clique na foto e confirme
Tentei contato via e-mail, por duas vezes com a empresa Techna, fabricante da campainha, contando-lhes o que havia ocorrido, e dizendo-lhes que como eu moro no interior, vinha até eles por e-mail para pedir-lhes uma relação dos semicondutores que estavam raspados para que eu pudesse consertar o circuito com defeito. 

Era evidente que não iriam me responder, e não responderam mesmo, pois são desonestos e mentirosos. Não tive outra solução a não ser estudar o circuito impresso e desenhar o esquema eletrônico do circuito, e baseado nele, identificar a função de cada componente, principalmente dos lixados. 

Foi o que fiz, e com êxito total.  Acoplador Ótico, C.I, SCR, Transitor, e Diodo Zener foram facilmente identificados e comprados no mercado de componentes eletrônicos em São Paulo - SP.

Agora, para finalizar, vou divulgar a partir deste momento na Internet, de ponta a ponta, o chapeado do circuito impresso, a relação completa de todas as peças, e o esquema do circuito eletrônico desta campainha, como forma de mostrar para os donos da Techna, que ser desonestos não vale a pena. Que deveriam no mínimo ter respondidos aos meus e-mails (os quais tenho arquivados), mesmo que sem me fornecerem a lista de peças que solicitei. 

Vou mostrar-lhes que vale a pena serem éticos e transparentes com seus clientes, como pregam "da boca pra fora" no site. Vejam abaixo:
Clique na imagem para ampliar

E mais, vou comprar outros produtos da Techna e se estiveram lixados, vou fazer a mesma coisa que estou fazendo agora. 

A Lei de Patentes existe para que safadezas como essas, de lixar componentes, não aconteçam. Uma empresa honesta e séria patenteia seus circuitos, ideias e produtos, e não lixa componentes para lesar quem de boa fé acreditou na sua marca. Já estou entrando na justiça com processos que buscam a reparação desta desonestidade.

Peço à todos que divulguem este meu texto para que sirva de alerta. A Techna lixa componentes eletrônicos para lesar os compradores.

73 para todos.

Charles.

Um comentário:

  1. Bom dia concordo com o amigo vou fazer divulgação desta irrelevante atitude da techna.
    O esquema esta disponível neste brog?

    ResponderExcluir

O seu comentário é importante e pode fazer toda a diferença.